sexta-feira, 17 de junho de 2011

E você acreditou...! (Copa de 2014, em sigilo)

          Julho de 2010, palavras do então presidente Lula: “Todos os gastos públicos serão acompanhados pela internet por qualquer cidadão brasileiro ou do mundo todo”

Junho de 2011, o plenário da Câmara Federal, preocupado com o atraso das obras, aprovou, por 272 votos a 76, a Medida Provisória (MP) 527/11, que cria o mecanismo para manter em sigilo os gastos com obras para os eventos que ocorrerão no Brasil: a Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Veja no Blog do Mauro Cezar Pereira, comentarista da ESPN a lista dos deputados que votaram SIM. http://espn.estadao.com.br/maurocezarpereira/post/197675_SAIBA+QUAIS+DEPUTADOS+VOTARAM+SIM+NA+MP+QUE+DA+PODERES+A+FIFA+E+CBF

Com isto, o governo não necessitará enviar constantemente para o TCU (Tribunal de Contas da União), as informações referentes aos gastos com obras dos eventos. O artigo 39 da MP 527 abre a possibilidade de, através do chamado Regime Diferenciado de Contratações (RDC), não se ter a possibilidade de controlar as licitações e andamentos dos processos. Para se ter uma idéia, não será possível, por exemplo, que a imprensa tenha acesso aos orçamentos de uma determinada obra e se o dinheiro investido passou ou não daqueles valores de referência iniciais.

Mas isso, infelizmente, não é novidade, já se imaginava que aconteceria cedo ou tarde. Quando do atraso das obras e da organização para, por exemplo, o mundial, se imaginava que as coisas tendiam para que assim ocorressem.

Por isso citei, em artigos anteriores, com tanto rigor, se necessitávamos mesmo de uma Copa do Mundo aqui... E esta felicidade do povo brasileiro (com tal evento no país), infelizmente será também a alegria, mas aí de alguns “outros” poucos brasileiros, os políticos envolvidos com a organização do evento, que absurdamente, não se preocuparão – conforme aprovado pelos próprios – mostrarem transparência na preparação desta “festa brasileira”.


Com muito pesar...

Até a próxima informação do esporte.
Zé Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário