segunda-feira, 6 de junho de 2011

A despedida de um fenômeno!

Amanhã o mundo verá um fenômeno com a bola nos pés, dizer adeus ao que sabe fazer de melhor. Ronaldo Luís Nazário de Lima se despedirá do futebol jogando pela melhor seleção de futebol do mundo.

Ronaldo sempre foi genial, desde os tempos de criança no futsal, mas se consagrou em equipes como Barcelona, Internazionale de Milão, Real Madrid e principalmente na seleção brasileira. Foi eleito em 3 ocasiões o melhor jogador do mundo da FIFA (em 1996, 1997 e 2002). É o maior artilheiro da história em copas do mundo com 15 gols. Foi ainda campeão do mundo com a seleção brasileira nas copas de 1994 e 2002.

Ronaldo dispensa comentários, com suas arrancadas e explosões em direção ao gol, com seus dribles desconcertantes (mas sempre objetivos), Ronaldo era impossível. Conseguiu ser um atacante típico, um verdadeiro camisa 9 centroavante, mas atuando sempre com classe, raro para esta posição.

Teve muitas lesões e conseqüentes cirurgias nos joelhos e, sempre que estas aconteciam, todos desacreditavam em sua volta ao futebol. Mas ele sempre foi muito persistente, e sua maior reviravolta aconteceu na copa do mundo de 2002. Muitos diziam que ele nunca mais jogaria futebol, mas voltou e mais do que isso, foi o artilheiro da competição com 8 gols, sendo 2 deles na final contra a Alemanha.

Conseguiu voltar ao Brasil e jogar, em 2009, num clube paulista tradicionalíssimo, o Corinthians. E não é que o fenômeno conseguiu na sua estréia no campeonato paulista, arrancar um empate com o maior rival Palmeiras, aos 47 minutos do segundo tempo com um gol de cabeça... Foi a explosão de um novo ídolo no clube. Ainda foi campeão paulista, marcando um gol sensacional numa das finais na equipe do Santos por cobertura. E no mesmo ano campeão da copa do Brasil, garantindo assim a vaga na Libertadores de 2010.

Tentou jogar por mais um ano, em 2011, mas as dores desgastaram e minaram a sempre incrível força de vontade do atleta. Então com majestade, encerrou sua carreira no dia 14 de fevereiro de 2011 numa coletiva de imprensa dizendo:

“Depois de mais uma lesão, eu refleti muito em casa e decidi que era o momento. Que não ia esperar mais e tinha realmente dado o máximo que eu nunca imaginei que poderia chegar. É muito duro abandonar o que te deixa feliz, tem tanto amor e poderia seguir porque mentalmente e psicologicamente ainda quero muito. Mas também tenho que assumir algumas derrotas. Eu perdi para o meu corpo.”

Amanhã jogará, por 15 minutos, sua última partida contra a seleção da Romênia no estádio do Pacaembú.

Fenômeno Ronaldo, que você amanhã consiga ser feliz, se emocionar, e ter a certeza de que cumpriu seu papel no futebol e para seu país com genialidade, talento e graça.

E se Deus quiser, seus companheiros e suas pernas agüentarem, que nos brinde com um gol, para que explodamos em dobro de alegria por você.

Parabéns fenômeno!

Até a próxima informação do esporte.
Zé Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário