sexta-feira, 1 de julho de 2011

César Cielo testa positivo em exame Antidoping...2 pesos e 1 medida???

 
Acaba de ser divulgada no site da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), www.cbda.org.br, a informação de que o nadador César Cielo e mais três nadadores testaram positivo no exame antidoping para a substância Furosemida (diurético), mas que pode “esconder” o uso de outras substâncias consideradas doping.

Segundo informações citadas, os nadadores informaram com precisão como a substância entrou no organismo, foi através de um suplemento alimentar manipulado que os atletas sempre tomaram e, por falta de cuidados da farmácia, que não teve a higiene adequada na bancada de preparação, a substância foi incorporada.

Os atletas, por enquanto, não foram suspensos principalmente por conta de seus históricos e pela proximidade do mundial de Xangai (China), mas perdem todos os resultados conquistados no Troféu Maria Lenk em Maio, momento em que foram coletadas as amostras.

Cielo informou através de seu site oficial, que se julga um atleta exemplar e que nunca utilizou substâncias para melhorar seu desempenho, disse: “Acredito que todo mérito de um atleta seja resultado de muito treino, dedicação e seriedade. Tenho a convicção de que todos os resultados que conquistei na minha carreira sigam esses pilares.”. Veja mais em: http://www.cesarcielo.com.br/noticias.asp?noticiaIdLista=210.

O caso foi encaminhado à FINA (Federação Internacional de Natação), e esta terá 20 dias para se pronunciar e informar se aceitará a decisão da CBDA. O Mundial de Xangai começa em 24 de julho.


Dois pesos e uma medida...???

Nada contra os nadadores e a decisão tomada contra eles, pelo contrário, espero que, realmente de nada esta substância tenha os ajudado em performance, e que tenha sido apenas um equívoco da farmácia de manipulação. Mas há 1 ano, a atleta Daynara de Paula, foi suspensa por 6 meses pela mesma substância a Furosemida. A justificativa da atleta, através de seus advogados na época, foi exatamente a mesma, de que a farmácia havia se descuidado no momento da manipulação. Ela não disputou alguns torneios importantes.
Declarou a médica da CBDA Sandra Soldan: “A Daynara está em início de carreira, tinha de aprender de alguma maneira. Ela foi pega em uma competição internacional (Sul-Americano) e a suspensão não influenciaria em nada no calendário dela. Os meninos têm o Mundial daqui 20 dias, e isso pesou na decisão para não serem suspensos. Foi um fator determinante, mas também não foi só isso que contou”.

Sem me prolongar ou entrar em méritos específicos..., será que as coisas estão sendo avaliadas da mesma maneira? Quero dizer: Se o atleta é mais conhecido, promete resultados para o Brasil, se é um medalhista olímpico, merece julgamento diferenciado???

Sou fã de carteirinha de César Cielo, o admiro como atleta e como homem, desejo inclusive, muitas medalhas deste sensacional atleta nas próximas olimpíadas. Mas não podemos agir conforme nossos interesses.

Vamos aguardar a decisão da FINA, órgão competente da Natação mundial, para sabermos o que de fato será resolvido.


Até a próxima informação do esporte.
Zé Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário